1º INSPETORIA LITÚRGICA DO PARANÁ – REAA
CENAL – CENTRO DE ESTUDOS DR. NATÁLIO LOUREVA
GRANDE TEMA 2023 – PREMISSAS
Prezados Irmãos:
Os Seminários de Filosofia Maçônica do REAA – 2023, tal qual nos anos anteriores, ponto a ser destacado é o seu Grande Tema, a ser enfrentado por todos os Corpos da Jurisdição, que resultarão nas Teses, cuidadosamente preparadas ao longo do ano.
O Grande Tema desta vez, exaustivamente discutido entre os Membros do CENAL, em conjunto com o SGIL, Ir:. Manif Antonio Torres Julio,33º, se traduz no próprio objetivo da Maçonaria e dos Graus Superiores, ou seja, a tentativa da transformação do homem, incorporando os princípios basilares de nossa filosofia, para que possa externá-los no mundo profano, transformando para melhor, a sociedade em que vivemos.
Uma novidade a ser observada é a de que, aliado ao Grande Tema 2023, aplicável a todos os Corpos, está a necessidade da observância de os estudos e trabalhos resultantes, trazerem insertos em suas conclusões, a ênfase nos ensinamentos do Escopo de cada série de Graus.
Qual o ensinamento fundamental – o traço de caráter, que o irmão recebe ao final do ciclo dos Graus Inefáveis, dos Graus Capitulares, do Kadosh e do Consistório ? Sob esse ângulo de visão é que recomendamos aos Irmãos para se debruçarem, para o desenvolvimento do Grande Tema, pois as conclusões estarão vinculadas ao eixo doutrinário de cada série de Graus, convertendo-se em diferentes enfoques e compreensão, enriquecendo a temática.
2023 – TEMA ÚNICO – O ENSINO MAÇÔNICO NO DESENVOLVIMENTO
SOCIAL – com Ênfase no Escopo de Cada Série de Graus.
Desta maneira, ficam estabelecidos os Temas a cada Série, como segue:
ELP – A Formação Maçônica nas Excelsas Lojas de Perfeição, no Desenvolvimento Social.
CRC – A Formação Maçônica dos Rosa Cruzes, no Desenvolvimento Social.
KADOSH – A Formação Maçônica dos Cavaleiros Kadosh, no Desenvolvimento Social.
CPRS – A Formação Maçônica dos Príncipes do Real Segredo, no Desenvolvimento Social.
Vamos à obra, capturar as lições inerentes recebidas a cada série de graus – Perfeição, Capítulos, Kadosh e Consistório, e aplicá-las em suas Teses, trazendo esses diferentes posicionamentos, enriquecendo o Grande Tema, possibilitando o aumento do conhecimento dos Irmãos, cujo conteúdo, ao final, ficará exposto e perenizado, pela publicação na Biblioteca Virtual do CENAL.
Os Membros do CENAL, continuam à disposição para qualquer apoio ao melhor entendimento dessas orientações, ensejando um profícuo trabalho.
Roberto Aparecido Piekarczyk,33º
Coordenador do Cenal