cenal

CENAL – CENTRO DE ESTUDOS DR. NATÁLIO LOUREVA

1ª INSPETORIA LITURGICA DO R:.E:.A:.A:..

Os assuntos culturais, de avaliação e análise filosófica destinadas ao aperfeiçoamento maçônico e divulgação de obras na 1º Inspetoria Litúrgica do REAA do Paraná,  são atendidos  pelo  Centro de Estudos Dr. Natálio Loureva, designado carinhosamente por CENAL.

A sua organização é abrangente, pois emissor e receptor de debates, que objetivem o aperfeiçoamento dos Irmãos, jurisdicionados aos 17 Corpos Filosóficos da Inspetoria.

O Coordenador Filosófico é o Ir:. Francisco Cesar de Luca Pucci,33º, pela sua formação e experiência. O Coordenador é o Ir:. Roberto Aparecido Piekarczyk,33º, responsável pelas questões administrativas em geral. O Secretário é o Ir:. Wilson Massachi Adachi.

Além dos Irmãos já mencionados, compõem o CENAL ainda, os Membros: IIr:. Eder Baltazar,33º – Nilson de Oliveira Toledo,33º – Glaucio Antonio Pereira,33º –  Marcos Eduardo Tavares de Andrade,33º – Silvano Simões Rocha,32º e Reginaldo Cesar Bueno,33º.

O CENAL tem atribuições diversas e específicas, tais como acompanhamento, colaboração e  análise, nos Seminários Anuais de Filosofia Maçônica –  Boletim Informativo Periódico – Departamento de Cursos –  Administração da Biblioteca Virtual Dr. Antero Aníbal de Carvalho, coordenada pelo Ir:. Celso Dircksen,33º.

Os Trabalhos elaborados pelos Irmãos, que demonstram o entendimento da Lenda do Grau respectivo, fundamental ao desenvolvimento cultural e progressivo no REAA, após verificação pela Comissão de Graus do Corpo e a critério do seu Presidente, aqueles bons exemplos, são encaminhados para o CENAL, para um parecer e, sendo aprovados, por maioria de três de seus membros, são postados na Biblioteca Virtual do CENAL –  Intranet, ficando visível aos detentores do Grau respectivo.

mapa

Os SEMINÁRIOS de Filosofia Maçônica, são fundamentais para o desenvolvimento da cultura e pensamento maçônico dos Membros da 1º Inspetoria Litúrgica, o que vem ocorrendo presencialmente desde o ano de 2012 e, atualmente, é retransmitido também pelo YouTube.

Os Seminários têm a participação de todos os 17 Corpos Filosóficos, individualmente ou em consórcio, que apresentam Teses maravilhosas sobre o Grande Tema, anualmente indicado pelo CENAL e são fruto do trabalho de um elevado número de irmãos, além da administração da Inspetoria e dos Corpos respectivos.

Temos também o periódico: Boletim Informativo Eletrônico, que tem como objetivo a divulgação das atividades da Região Litúrgica e dos Corpos Jurisdicionados, por eles mesmos comunicados, ou pela presença da equipe editorial.

A equipe do Boletim é composta pelos IIr:. Roberto Aparecido Piekarczyk,33º e Celso Dircksen,33º, na redação e  diagramação,   contando com as matérias assinadas pelos demais colaboradores, inclusive os Editoriais. A responsabilidade formal é do SGIL, Ir:. Manif Antonio Torres Julio,33º, sendo que a abordagem não é jornalística, mas integrativa e dirigida exclusivamente ao público maçônico, com acesso no Site da Inspetoria – inspetoria.org.br –

O Grupo de Estudos e Avaliações Editoriais e Filosóficas do CENAL tem a precípua atividade de promover e participar de debates com o Grande Inspetor Litúrgico e demais setores, acerca das diretrizes sobre a expansão cultural anual, identificando ‘grandes temas’, para o debate, inclusive nos Seminários de Filosofia Maçônica.

Os textos, trabalhos e teses de excelência, devidamente identificados por vários filtros, que merecem exposição à jurisdição, são publicados na Biblioteca Virtual do CENAL, perpetuando e colaborando com a cultura maçônica da Região Litúrgica.

Curitiba, 30/03/2023

Roberto Aparecido Piekarczyk,33º

Coordenador  Geral do CENAL

ACESSE A BIOGRAFIA DO Ir.: Natálio Loureva
cenal
ACESSE NOSSA
BIBLIOTECA
SÃO MAIS DE 1400 TRABALHOS APROVADOS A SUA DISPOSIÇÃO!
fIQUE POR DENTRO
SEMINÁRIOS
A apresentação de trabalhos coletivos em um Seminário, realizados em cada Corpo, para que todos os IIr.: da Inspetoria pudessem pesquisar e trocar conhecimentos novos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Assim iniciou este projeto que hoje conta com mais de 1400 trabalhos aprovados a disposição dos IIr.:, confira!
professor-palestra