SEMINÁRIO DE FILOSOFIa MAÇÔNICA DA INSPETORIA LITÚRGICA DA 1ª REGIÃO DO PARANÁ 2023

Em Latim a palavra seminário significa Semente e traz em si a “Ação de Plantar”.

O Seminário de Filosofia Maçônica da 1ª Inspetoria Litúrgica do Paraná, por suas apresentações orais e pelas pesquisas e debates que se organizam em teses escritas, distribui sementes do saber aos IIr.’. que participam. É Transmissão de Conhecimento, realizada de forma vivencial, porque assim que experiência Maçônica ocorre, e é um Caminho, porque o REAA se apresenta a nós com o um Caminho de Evolução.

Nos sustentamos no Mosaico, que por definição representa a Universalidade da Maçonaria em toda a sua Diversidade, perfeitamente ajustada. Como livres pensadores aceitamos a responsabilidade de expor nossas ideias, resultantes de nossa formação única, e de nossa capacidade individual de articular a linguagem e construir razão, em função da vida que viveu.

O Amor Fraternal é o que de mais sagrado nos une e está no ato de compartilhar o que de nós é mais caro: O nosso saber.

No Seminário encontramos a potencialização do Ser Maçom, que se dá através da comunhão do saber. É a oportunidade de perenizarmos um pensamento criado pela união do nosso saber. Aqui é que crescemos em uma vida, como se vivêssemos muitas vidas simultaneamente. É o que Rubem Alves nos explica, quando nos diz que podemos escolher entre apreender pela dor (sorver a taça amarga) ou aprender pelo amor (sorver a taça doce).

logo seminário_Prancheta 1

Protegidos por nosso Rito Escocês Antigo e Aceito e Regidos pelos nossos regulamentos, encontramos no Seminário uma forma debater a sociedade e de dividir conhecimento, também em linguagem profana.

Podemos chegar a soluções que, inteligentemente administradas, podem desenvolver os IIr.’. que participam dos “Graus Filosóficos” e também os IIr.’. que estão trabalhando somente nas Lojas Simbólicas – além de trazer progressos à sociedade que nos cerca.

Todos fazem parte da mesma Humanidade.

É uma forma de sermos efetivos.
E como temos sido efetivos. Conseguimos mobilizar no seminário todos os IIr.’. da inspetoria, o que hoje são exatos 612 obreiros. Já realizamos 174 teses publicadas, um total de 4.312 paginas, e 154 vídeos o que representa 104 horas de palestras e debates. Tudo divulgado no site de nossa Inspetoria.

Agora em 2023, realizaremos o 12º seminário.
Participar de forma efetiva, vigorosa e entusiasmada na Construção do Seminário é exercitar a vivência maçônica, pois o importante para o Iniciado, o que nos diferencia de entidades profanas de desenvolvimento filosófico, é o caminhar pelo REAA, passando e repassando por seus 33 graus.

Assim, me inspirando no poeta sevilhano Antonio Machado que nos diz “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”, digo que a nós, como caminhantes que somos, mais importante que o caminho, é caminhar.

Uma Caminhada que a cada ano apresenta novo percurso, nova paisagem, novo clima. Modificamos a nós e ao entorno de nosso caminho. Até mesmo a forma de caminhar é modificada. Integração e Movimento Constante, provocando mudança em busca da verdade, da Compreensão e da Harmonia . A verdadeira busca da Ordem diante do Caos.

Ir.: Reginaldo Bueno, 33º

cristianoi
FIQUE ATENTO
2023 – palavras do coordenador do xii seminário de filosofia maçônica

Meus queridos Irmãos

Aqui estamos nós da Inspetoria Litúrgica da 1 Região do Paraná novamente às portas do nosso já tradicional Seminário Filosófico!

Alguns enxergam os Seminários como uma obrigação de aprendizado, um dever a ser executado! Talvez seja mesmo, já que todo Maçom deve evoluir, aprender, ensinar e estudar a todo instante. Queremos e devemos ser a melhor versão de nós mesmos se realmente desejamos transformar a sociedade e edificar templos à virtude!

Alguns enxergam os seminários de nossa Inspetoria como uma grande oportunidade de adquirir conhecimentos, ter um convívio harmonioso com Irmãos interessados em estudar, em se aprimorar. As discussões de temas relevantes para o ser humano e para a sociedade da qual faz parte são necessárias para a nossa longa lapidação de nossas pedras sempre brutas. Ter a oportunidade de discutir estes temas com homens livres e de bons costumes em ambiente de respeito fraterno se torna cada vez mais rara e portanto cada vez mais valiosa!de qualquer forma de contato

Para este ano, além de produzir teses de alto gabarito filosófico como já de hábito em nossa Inspetoria Litúrgica, encorajamos os irmãos a comporem as mesmas de forma mais livre, mais harmoniosa e com maior contato entre os Irmãos. Queremos que se reunam, tal qual Zoroastro em seus Ágapes, ao redor de uma boa mesa, num ambiente alegre já que estar entre Irmãos é sempre motivo de alegria, e que nesta egrégora possam aproveitar todos os diferentes tipos de inteligência que existem ao seu redor. Queremos que todos tenham a chance de ouvir as preciosas contribuições das privilegiadas mentes de nossos Irmãos. Queremos que tenham a chance de se expressar da forma como conseguirem e desejarem a fim de que possa ser extraída sua melhor versão!

Neste ambiente de descoberta filosófica em harmonia e comunhão, são forjados laços duradouros que resistem ao tempo e a possíveis distâncias que a vida possa nos impor. São forjados laços que sustentam o respeito, a fraternidade, a lealdade e a fidelidade. A vontade de estar, descobrir, se encontrar e reencontrar Irmãos aumenta e transborda para nossos ambientes profanos. Nosso exemplo e dedicação se tornam mais vivos e vigorosos contagiando a todos que nos cercam!

Nós da comissão organizadora do Seminário Filosófico da Inspetoria Litúrgica da Primeira Região do Estado do Paraná enxergamos o seminário como uma chance única de crescimento e expansão de consciência, uma chance de falar, ser ouvido! Uma chave de escutar e aprender, uma oportunidade única de crescer e se desenvolver, forjando laços duradouros e inquebráveis com seus Irmãos. Os Seminários são um ponto de comunhão onde convergem pensamentos e pessoas que de outra forma jamais se encontrariam e se descobririam.

Desejamos que realmente aproveitem esta oportunidade, que discutam, que cresçam, que se transformem e que após terem suas consciências expandidas pelos novos pontos de vista e novos conhecimentos adquiridos, consigam enfim se transformar em sua melhor versão individual, fazendo teses de alto teor e excelência filosófica para o engrandecimento de toda a comunidade Maçônica do Brasil. Ano após anos a chance, a oportunidade e a alegria de discutir assuntos improváveis de serem colocados à mesa noutros ambientes aparece. Temos a oportunidade única de ver pontos de vista diferentes e valiosos num ambiente fraterno onde ensinar se confunde com aprender. O que poderia ser mais valioso?

Desejamos que todos tenham um excelente Seminário 2023 e que aproveitem ao máximo esta jornada transformadora entre Irmãos!

Cristiano Marcos D´alcantara Schmitt, 33º

faça download
SEMINÁRIOS 2023 – QUADRO FINAL DAS AVALIAÇÕES
FIQUE ATENTO
ASSISTA AOS SEMINÁRIOS ANTERIORES
Você perdeu um dos nossos seminários anteriores? Não se preocupe, agora você pode assistir a todos eles em nosso canal! Acesse agora e confira palestras inspiradoras, debates instigantes e informações úteis sobre os mais diversos assuntos.
1-
ACESSE AQUI!
galeria de fotos