1ª INSPETORIA LITÚRGICA DO REAA – INICIA PRIMEIRA FASE DOS SEMINÁRIOS 2024

Post para Facebook divertido vermelho de Atenção! Não leia as letras pequenas! (7)

No sábado, 05 de outubro de 2024, teve início os Seminários de Filosofia Maçônica da 1ª Inspetoria Litúrgica do Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA.

Esta já é a 13º Edição deste que vem se mostrando um excelente instrumento de transmissão do conhecimento Maçônico e que vem fazendo escola por outros cantos deste imenso país, Brasil (veja matéria nesta edição).

Logo cedo, os Irmãos convidados a comparecerem presencialmente na Associação Filosófica Phoenix, local do encontro, foram chegando e sendo recebidos pelo GIL, Ir:. Carlos Roberto Ferreira Munhoz Costa e pelos demais Oficiais da Inspetoria, com um lauto café da manhã, revigorante para as atividades que se estenderiam o dia todo. 

Neste ano, o desenvolvimento das Teses pelos Corpos Filosóficos da Inspetoria, levaram em consideração o Grande Tema, definido pelo Centro de Estudos Dr. Natálio Loureva – CENAL, em consonância com o GIL, qual seja:

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE DE SER MAÇOM.

No horário programado, o Mestre de Cerimônias dos Seminários,  Ir:. Luiz Fernando Buba, já  no Templo Adolfo Bley, devidamente ornado e preparado para o Evento, chamou a atenção de todos para o início, alertando que seria transmitido pelo YouTube, para todo o país.

Convidou os Membros do CENAL, que iriam acompanhar as apresentações, sendo os Irmãos Manif Antonio Torres Julio, Francisco Cesar de Luca Pucci e Nilson de Oliveira Toledo, passando a palavra ao Ir:. Carlos Munhoz, para a abertura Oficial.

O Ir:. Carlos Munhoz disse da alegria de poder estar realizando mais esse Seminário, agradeceu a presença e a colaboração de todos, convidando o Ir:. Nilson Toledo, para proceder a abertura e leitura de um trecho do Livro da Lei, o qual permaneceu durante todo o acontecimento, nessa condição.

Em seguida, o Ir:. Buba, convidou o Ir:. Rodolfo Gazabin Junior, para apresentar a Tese preparada pelo grupo que estão caminhando pelos ensinamentos do Grau 31 do Consistório de Príncipes do Real Segredo – CPRS Dr. Moreira Sampaio II, que, estritamente dentro do tempo regulamentar, apresentou suas considerações.

Em seguida, foi a vez do Ir:. Adão Aparecido Pereira Leite, relatar as conclusões dos Irmãos do Grau 32 do referido Consistório, o que feito, nos possibilitou conhecer esse entendimento diferenciado para o mesmo Grande Tema.

Após essas duas apresentações, teve início à interação dos Apresentadores com a Plateia, tanto presencial, quanto pelo chat do YouTube, sendo intermediadas pelos IIr:. Clelsion Roderley Gazabin e Roberto Aparecido Piekarczyk.

As perguntas e foram respondidas pelos IIr:. Rodolfo e Adão, dentro do prazo definido para tal, todas elas em observância ao Grande Tema e às perorações dos respectivos trabalhos.

Após foi a vez do Ir:. Reginaldo Cesar Bueno, proceder uma resenha, resumo das tratativas até então efetuadas nas duas Teses apresentadas.

Em seguida, pelo Ir:. Buba, foi anunciado que seriam apresentadas, ainda na parte da manhã, mais três Teses, agora sob a ótica das Excelsas Lojas de Perfeição, iniciando pelo Convite ao Ir:. Guilherme Leonardo Cunha, para falar em nome das ELPs. Apolonio de Thyana e Acácia do Iguaçú.

Em seguida, convidou o Ir:. Flávio Augusto de Oliveira Garcia, que apresentou as conclusões da ELP Jorge Jamil do Oriente de Guarapuava. 

Finalizando as apresentações da parte da manhã, apresentou o Trabalho, o Ir:. Alexandre Sartori, representando a ELP Joel Pereira Lima do Oriente de Ponta Grossa.

Ao final, seguindo o protocolo, os IIr:. Gazabin e Roberto, intermediaram os questionamentos do público presente e do YouTube, cujos apresentadores responderam em acordo com os seus entendimentos.

A síntese dessas três apresentações, foi feita pelo Ir:. Neimar Batista, que fez um belo apanhado dos principais ensinamentos contidos nas Palestras apresentadas.

Próximo do meio dia, o evento foi suspendo para um almoço, no salão de festas da Associação Phoenix, preparatório para as atividades da tarde.

No horário programado, reiniciaram-se os trabalhos da tarde, sendo anunciado pelo Ir:. Buba a apresentação de suas Teses, das ELPs Alvorada do Oriente de Paranaguá/Cavaleiros da Chave de Marfin do Oriente de São José dos Pinhais e José Carvalho, de Curitiba.

Os Primeiros a apresentarem suas conclusões, foram os IIr:. Bruno Luis Biondo Manzole e Wetsu Ceidi de Freitas, representando as ELP Alvorada e Cavaleiros da Chave de Marfin, os quais bem transmitiram suas considerações.

Já em seguida, foi a vez do Ir: Silvio Ferreira dos Santos, representar a ELP José Carvalho e apresentar o resultado dos estudos formulados pelo grupo. 

Ao final, as perguntas e demais questionamentos dessa etapa do Seminário, foram conduzidas pelos IIr:. Gazabin e Mauricio Leal, sendo respondidas pelos Palestrantes.

De igual às demais apresentações, o Ir:. Neimar Batista, fez as conclusões, resumindo as principais considerações dos Irmãos, apresentadas em suas falas.

Sempre após as conclusões do intermediador, o GIL e o Coordenador dos Seminários, procederam a entrega dos Diplomas de participação aos Corpos que tiveram as Teses apresentadas.

Após, o Ir:. Cristiano D’Alcantara Schmitt, Coordenador Geral dos Seminários, fêz um apanhado de tudo o que foi abordado nas Teses apresentadas, com detalhes de algumas passagens, agradecendo a todos pela colaboração verificada.

O Ir:. Manif Antonio Torres Julio, Membro Efetivo do SC do REAA, também se manifestou, falando da relevância dos Seminários e a qualidade dos trabalhos apresentados em mais essa edição e da importância que isso significa no desenvolvimento e na interação entre os Irmãos da Jurisdição.

Por final, o GIL, Ir:. Carlos Munhoz, fêz um enumerado de vários pontos que foram necessários para chegar a esse resultado final, agradecendo a colaboração de todos, encerrando assim essa primeira Fase dos Seminários 2024, que terá continuidade no dia 26/10, com a apresentação das Teses do CCK e CRC.

Deixe um comentário