1ª. Região Litúrgica do Paraná do Rito Escocês Antigo e Aceito

Trata-se da órgão representativo fracionado do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, que administra e organiza, sob o comando daquele, os Altos Graus na jurisdição delimitada no Estado do Paraná. Teve a sua criação no ano de 1968, jurisdicionando a integralidade do território paranaense e parte do território de Santa Catarina, que veio a se emancipar na sequencia, e desmembrada para a 2ª. região em dezembro de 1979.
A administração da região decorre de ato delegado do Soberano Grande Comendador do REAA, mediante nomeação de um Grande Inspetor Litúrgico, por livre escolha e sem mandato determinado.
No período de sua existência foram nomeados os seguintes Grande Inspetores Litúrgicos: Primeiro – Natálio Loureva,33º.(1968-1978), Cícero Marques,33º(1979-1983, Ney Lisboa de Miranda,33º(1984), Aldo Mario Deiana,33º(1985-1990), Anatoly Oliynik,33º. (1991-1996), Adolfo Bley 33º (1996-2007), Manif Antonio Torres Julio,33º. (2007-2023), o Sétimo.

mapa
BANNER-HOME

Atualmente a administração da 1ª. Região Litúrgica, que também é carinhosamente chamada de PRIMEIRA INSPETORIA, tem a sua sede estabelecida na Rua Leopoldo Manzon Vaz,107, na cidade de Curitiba em prédio de propriedade da Associação Filosófica Phoenix, integrada pelos membros ativos nos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria. Os Corpos filosóficos se reúnem na sede da Inspetoria em Curitiba e em outros orientes nas sedes de Lojas Simbólicas que gentilmente cedem suas instalações para os trabalhos, sendo: Em São José dos Pinhais no templo da ARLS Cavaleiros da Arte Real, em Paranaguá no templo da ARLS Fraternidade e Paz, em Araucária se reunirá no templo da ARLS Cavaleiros do Iguaçu, em Ponta Grossa no templo da Associação Maçônica de Ponta Grossa, em Guarapuava no templo da ARLS Acácia do Terceiro Planalto, em Pitanga no templo da ARLS Colunas do Centro Oeste, e em União da Vitória em templo próprio vinculado a ARLS Acácia do Iguaçu. São 19 Corpos credenciados aos trabalhos maçônicos nos graus superiores em perfeita sintonia e em apoio filosófico aos trabalhos do simbolismo do rito escocês.

Manif Antonio Torres Julio,33º.
Soberano Grande Inspetor Litúrgico 1ª./PR

CONHEÇA NOSSA REGIÃO LITURGICA
fIQUE POR DENTRO
SEMINÁRIOS
A apresentação de trabalhos coletivos em um Seminário, realizados em cada Corpo, para que todos os IIr.: da Inspetoria pudessem pesquisar e trocar conhecimentos novos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Assim iniciou este projeto que hoje conta com mais de 1400 trabalhos aprovados a disposição dos IIr.:, confira!
manifsite
recebendo-comenda
AGRACIADOS COM
COMENDAS
Uma comenda maçônica é uma honraria concedida a um maçom em reconhecimento aos seus serviços prestados à maçonaria e à comunidade em geral. Geralmente, as comendas são concedidas por lojas maçônicas, jurisdições ou organizações maçônicas específicas.
Conheça nossas Comendas:
1
2
3