BIOGRAFIA SUSCINTA DO IR: NATÁLIO LOUREVA

O Ir\ Natálio Andrade Leão Loureva Caetano, nasceu na cidade de Santa Vitória do Palmar – RS., extremo meridional do Brasil, às margens da Lagoa Mirim, quase fronteira com o vizinho Uruguai, no dia 25 de dezembro de 1907, razão pela qual recebeu o nome de Natálio.  Filho de Florêncio Loureva Caetano e Dolores de Andrade Leão Loureva Caetano.  Nas suas atividades profissionais e sociais identificava-se como Dr. Natálio Loureva.

Era casado com a Sra. Lydia Loureva.  Exerceu a profissão de engenheiro químico, formado pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade federal de Pelotas.  Era militar da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), onde servira por longos anos.

Na Maçonaria recebeu a V\ L\ na ARLS Luz e Verdade III do Oriente de Joinville – SC., em 13 de dezembro de 1949; foi elevado ao Gr\ de C\ M\ em 23 de maio de 1950 e exaltado no Gr\ de M\ M\ no dia 01 de agosto do mesmo ano. e se considerava espiritualista, teísta e cristão.

Chegando no Paraná, no início da década de 60, em 26 de fevereiro de 1961 foi filiado e regularizado como membro fundador da ARLS “União em 33”, Or\ de Curitiba, recebendo o número 612 no cadastro da GLP, Loja na qual permaneceu até março de 1967, transferindo-se então, no dia 21 daquele mês, para a ARLS “Tiradentes” nº 18, onde permaneceu, até 15 de julho de 1976, quando foi expedido, a seu pedido, o Quite-Placet.  A primeira Loja teve efêmera existência e a segunda está ativa e integra a jurisdição da Grande Loja Maçônica de Paraná (GLP).

O Ir\ Natálio Loureva exerceu vários cargos de administração nas Lojas pelas quais passou, com destaque para o cargo de Ven\ Mestre da ARLS “Tiradentes” nº 18, sendo instalado no Trono de Salomão, no dia 25 de outubro de 1969.

No âmbito da GLP, foi Membro da Grande Comissão de Finanças, no período de 1970/1972.

mapa

No ano de 1974, o Ir\ Natálio Loureva, foi nomeado Inspetor Litúrgico, recebendo o tratamento de Soberano Grande Inspetor Litúrgico, da 1ª Região do Paraná, que estendendo a jurisdição ao Estado de Santa Catarina, que fora desmembrado do Estado Rio Grande do Sul.

Após muito trabalho em prol da Maçonaria em geral, do Rito Escocês Antigo e Aceito, em particular e da 1º Região Litúrgica do Paraná, veio a falecer em 01 de fevereiro de 1979, aos 71 anos de idade, não deixando descendentes.

Para honrar a memória deste insigne Cidadão e Maçom, em meados, ou fins, da década de 1990, o então Soberano Grande Inspetor Litúrgico Ir\ Adolfo Bley, 33, após consultar os demais membros da administração da Inspetoria Litúrgica da Primeira Região, baixou Ato criando o Centro de Estudos Dr. Natálio Loureva – CENAL, tendo por fundamento o brilhante trabalho realizado em prol da Maçonaria paranaense e brasileira pelo prestimoso Irmão.

Grande foi a alegria e a honra, em poder trazer ao conhecimento de todos um pouco da biografia de nosso Ir\ Natálio Loureva, para que uma pequena parcela da sua história, do que chegou ao nosso conhecimento, fique registrada nos anais da 1ª Inspetoria Litúrgica e da Maçonaria Paranaense, portanto perenizada em ordem e à altura da estatura deste grande Irmão.

No Supremo Conselho do Grau 33 do R\E\A\A\, da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, não se tem conhecimento das atividades dos Graus Inefáveis.  O Ir\ Natálio Loureva foi filiado àquele Supremo Conselho em 17 de julho de 1961, quando foi admitido e Iniciado no Gr\ 18, como membro do Subl\ Cap\ Rosa Cruz “Phoenix”, da Inspetoria Litúrgica da Primeira Região do Paraná, no Or\ de Curitiba, recebendo o número 2.593, no Cadastro do Supremo Conselho.  Na época a Inspetoria tinha “status” de Delegacia Litúrgica e possuía apenas dois Corpos em funcionamento, a Excelsa Loja de Perfeição “Gal. Clodomiro Nogueira” e o Sublime Capítulo Rosa Cruz “Phoenix”.

Depois desta filiação, pouco se sabe da progressão do Ir\ Natálio Loureva pelos Corpos filosóficos na Primeira Inspetoria Litúrgica, porém se tem notícias que estava ativo no Supremo Conselho, pelas anotações em sua ficha Cadastral, no período que vai de julho de 1961 a março de 1968.  Neste ano, ocorre a sua nomeação, pelo Ato nº 308, do Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, datado de 22 de março de 1968, como Delegado Litúrgico para a Região do Paraná.  Em 12 de novembro de 1968, recebeu, simultaneamente, os Graus 32 e 33, na sede do Supremo Conselho, no Or\ do Rio de Janeiro, recebendo o Diploma e o Breve, respectivamente, em 12 de dezembro do mesmo ano.  Provavelmente isto tenha ocorrido porque o Soberano Grande Comendador o nomearia como Delegado Litúrgico da Região do Paraná e Santa Catarina, desmembrando-os da Delegacia Litúrgica do Rio Grande do Sul, que fora elevada ao “status” de em Inspetoria Litúrgica.

O trabalho realizado pelo Ir\ Natálio Loureva na Delegacia recém criada, fez com que se solidificasse a Maçonaria Filosófica na região, em especial em Curitiba, fazendo com que fosse reconhecida a liderança do Ir\ Natálio Loureva o que levou o Supremo Conselho a indicá-lo para compor seu quadro, como Membro Efetivo, cuja posse no cargo ocorreu aos 12 de novembro de 1969, nomeado pelo Soberano Grande Comendador.  O incansável Irmão destacava-se pelos seus dotes pessoais e intelectuais, pregava e exercitava a caridade e o amor ao próximo; tinha por religião os princípios da fraternidade universal; por bandeira a luta intransigente contra a injustiça dos homens e dos governos.

fIQUE POR DENTRO
SEMINÁRIOS
A apresentação de trabalhos coletivos em um Seminário, realizados em cada Corpo, para que todos os IIr.: da Inspetoria pudessem pesquisar e trocar conhecimentos novos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Assim iniciou este projeto que hoje conta com mais de 1400 trabalhos aprovados a disposição dos IIr.:, confira!
professor-palestra