No sábado, 05 de outubro de 2024, teve início os Seminários de Filosofia Maçônica da 1ª Inspetoria Litúrgica do Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA.
Esta já é a 13º Edição deste que vem se mostrando um excelente instrumento de transmissão do conhecimento Maçônico e que vem fazendo escola por outros cantos deste imenso país, Brasil (veja matéria nesta edição).
Logo cedo, os Irmãos convidados a comparecerem presencialmente na Associação Filosófica Phoenix, local do encontro, foram chegando e sendo recebidos pelo GIL, Ir:. Carlos Roberto Ferreira Munhoz Costa e pelos demais Oficiais da Inspetoria, com um lauto café da manhã, revigorante para as atividades que se estenderiam o dia todo.
Neste ano, o desenvolvimento das Teses pelos Corpos Filosóficos da Inspetoria, levaram em consideração o Grande Tema, definido pelo Centro de Estudos Dr. Natálio Loureva – CENAL, em consonância com o GIL, qual seja:
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE DE SER MAÇOM.
No horário programado, o Mestre de Cerimônias dos Seminários, Ir:. Luiz Fernando Buba, já no Templo Adolfo Bley, devidamente ornado e preparado para o Evento, chamou a atenção de todos para o início, alertando que seria transmitido pelo YouTube, para todo o país.
Convidou os Membros do CENAL, que iriam acompanhar as apresentações, sendo os Irmãos Manif Antonio Torres Julio, Francisco Cesar de Luca Pucci e Nilson de Oliveira Toledo, passando a palavra ao Ir:. Carlos Munhoz, para a abertura Oficial.
O Ir:. Carlos Munhoz disse da alegria de poder estar realizando mais esse Seminário, agradeceu a presença e a colaboração de todos, convidando o Ir:. Nilson Toledo, para proceder a abertura e leitura de um trecho do Livro da Lei, o qual permaneceu durante todo o acontecimento, nessa condição.
Em seguida, o Ir:. Buba, convidou o Ir:. Rodolfo Gazabin Junior, para apresentar a Tese preparada pelo grupo que estão caminhando pelos ensinamentos do Grau 31 do Consistório de Príncipes do Real Segredo – CPRS Dr. Moreira Sampaio II, que, estritamente dentro do tempo regulamentar, apresentou suas considerações.
Em seguida, foi a vez do Ir:. Adão Aparecido Pereira Leite, relatar as conclusões dos Irmãos do Grau 32 do referido Consistório, o que feito, nos possibilitou conhecer esse entendimento diferenciado para o mesmo Grande Tema.
Após essas duas apresentações, teve início à interação dos Apresentadores com a Plateia, tanto presencial, quanto pelo chat do YouTube, sendo intermediadas pelos IIr:. Clelsion Roderley Gazabin e Roberto Aparecido Piekarczyk.
As perguntas e foram respondidas pelos IIr:. Rodolfo e Adão, dentro do prazo definido para tal, todas elas em observância ao Grande Tema e às perorações dos respectivos trabalhos.
Após foi a vez do Ir:. Reginaldo Cesar Bueno, proceder uma resenha, resumo das tratativas até então efetuadas nas duas Teses apresentadas.
Em seguida, pelo Ir:. Buba, foi anunciado que seriam apresentadas, ainda na parte da manhã, mais três Teses, agora sob a ótica das Excelsas Lojas de Perfeição, iniciando pelo Convite ao Ir:. Guilherme Leonardo Cunha, para falar em nome das ELPs. Apolonio de Thyana e Acácia do Iguaçú.
Em seguida, convidou o Ir:. Flávio Augusto de Oliveira Garcia, que apresentou as conclusões da ELP Jorge Jamil do Oriente de Guarapuava.
Finalizando as apresentações da parte da manhã, apresentou o Trabalho, o Ir:. Alexandre Sartori, representando a ELP Joel Pereira Lima do Oriente de Ponta Grossa.
Ao final, seguindo o protocolo, os IIr:. Gazabin e Roberto, intermediaram os questionamentos do público presente e do YouTube, cujos apresentadores responderam em acordo com os seus entendimentos.
A síntese dessas três apresentações, foi feita pelo Ir:. Neimar Batista, que fez um belo apanhado dos principais ensinamentos contidos nas Palestras apresentadas.
Próximo do meio dia, o evento foi suspendo para um almoço, no salão de festas da Associação Phoenix, preparatório para as atividades da tarde.
No horário programado, reiniciaram-se os trabalhos da tarde, sendo anunciado pelo Ir:. Buba a apresentação de suas Teses, das ELPs Alvorada do Oriente de Paranaguá/Cavaleiros da Chave de Marfin do Oriente de São José dos Pinhais e José Carvalho, de Curitiba.
Os Primeiros a apresentarem suas conclusões, foram os IIr:. Bruno Luis Biondo Manzole e Wetsu Ceidi de Freitas, representando as ELP Alvorada e Cavaleiros da Chave de Marfin, os quais bem transmitiram suas considerações.
Já em seguida, foi a vez do Ir: Silvio Ferreira dos Santos, representar a ELP José Carvalho e apresentar o resultado dos estudos formulados pelo grupo.
Ao final, as perguntas e demais questionamentos dessa etapa do Seminário, foram conduzidas pelos IIr:. Gazabin e Mauricio Leal, sendo respondidas pelos Palestrantes.
De igual às demais apresentações, o Ir:. Neimar Batista, fez as conclusões, resumindo as principais considerações dos Irmãos, apresentadas em suas falas.
Sempre após as conclusões do intermediador, o GIL e o Coordenador dos Seminários, procederam a entrega dos Diplomas de participação aos Corpos que tiveram as Teses apresentadas.
Após, o Ir:. Cristiano D’Alcantara Schmitt, Coordenador Geral dos Seminários, fêz um apanhado de tudo o que foi abordado nas Teses apresentadas, com detalhes de algumas passagens, agradecendo a todos pela colaboração verificada.
O Ir:. Manif Antonio Torres Julio, Membro Efetivo do SC do REAA, também se manifestou, falando da relevância dos Seminários e a qualidade dos trabalhos apresentados em mais essa edição e da importância que isso significa no desenvolvimento e na interação entre os Irmãos da Jurisdição.
Por final, o GIL, Ir:. Carlos Munhoz, fêz um enumerado de vários pontos que foram necessários para chegar a esse resultado final, agradecendo a colaboração de todos, encerrando assim essa primeira Fase dos Seminários 2024, que terá continuidade no dia 26/10, com a apresentação das Teses do CCK e CRC.